top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdriana de Arruda

As 3 Reservas mais importantes para você construir

Atualizado: 10 de mai.

Em algum momento, você já deve ter ouvido falar sobre a importância de se construir uma reserva de emergência, e também já deve ter ouvido falar muito sobre a enorme dificuldade que normalmente as pessoas encontram em começar esta reserva.


A palavra emergência, nos remete a pensar em algo ruim e quando pesquisamos o significado dessa palavra no dicionário, vai aparecer como sendo uma situação grave ou perigosa.


Então eu te pergunto: O que te motivaria a construir uma reserva sendo que a última coisa que todos nós queremos é passar por uma situação ruim, perigosa ou grave?


É irracional, mas iremos colocar todas as barreiras possíveis para não ter que usar esta reserva, porque não queremos que nada de ruim aconteça para não ter que usar este dinheiro.


Então eu quero começar fazendo um convite para você ressignificar o nome desta reserva e começar a chamá-la de “Reserva de Liquidez”


Essa reserva tem a finalidade de ser útil em alguma situação, onde você precise de dinheiro rápido como por exemplo fazer a manutenção no seu carro, cobrir despesas médicas, aceitar o convite para ser madrinha/padrinho de um casamento em outra cidade ou mesmo fazer a sua recolocação no mercado de trabalho em caso de demissão.


Essa atitude, auxilia também a não precisar recorrer a empréstimos com juros altos.


Para um cálculo rápido e conservador, ela deve ter o valor de 6 a 12 vezes as suas despesas mensais. Esse tempo pode variar, dependendo do horizonte que você imagina que levará para a sua recolocação no mercado de trabalho ou voltar a fazer renda, mesmo empreendendo.


No entanto, o assunto “reservas”, é muito mais extenso do que parece e quando atendo meus clientes, eu recomendo a construção de três tipos de reservas que eu vou te explicar a seguir:

A primeira delas é a mais famosa e que todos conhecem, que se chama Reserva Financeira.


Ela é composta por ativos de curto, médio e longo prazos, dependendo do seu objetivo que pode ser liquidez (que falamos no início), aposentadoria, realização de sonhos ou as três ao mesmo tempo, dependendo da fase de vida que você estiver. A maneira mais prática de ir formando esta reserva é “pagar-se primeiro”, ou seja, destinar um montante para a aplicação, antes mesmo de pagar qualquer outra despesa.


A segunda reserva que recomendo é a Reserva Afetiva.


Ela é composta por familiares e amigos que fazem parte da sua rede de apoio.

São as pessoas por quem você nutre relacionamentos, confia para compartilhar as suas questões e são aqueles com quem você pode contar em caso de alguma emergência ou doença.


Essa reserva deve ser construída diariamente, e é de extrema importância conforme o tempo vai passando.


E por último, a terceira reserva que está nas minhas recomendações, é a Reserva de Saúde

Você já se imaginou vivendo até os 116 anos?


Daqui um tempo, vai ser comum já que estamos acompanhando a tendência do aumento da expectativa de vida no mundo todo.


Cada vez mais, as pessoas têm postergado a aposentadoria por se sentirem em plena forma e condições de produzir e gerar renda. Claro que não é no mesmo ritmo da juventude, mas sim têm o desejo de continuar contribuindo para a sociedade.


E é justamente para isso que essa reserva se destina, para que tenhamos uma longevidade com saúde e disposição. Ela é composta por uma soma de atitudes como ter qualidade de sono, fazer atividade física, optar por uma alimentação saudável e cuidado com seu emocional.


Bom, fica aqui o meu desejo para que você conquiste e caminhe na construção destas 3 reservas!


Um abraço,

Adriana

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page